Sabe quando a gente tem aquela brainstorm, ou tempestade de ideias pros que preferirem, e não sabe como linkar os tópicos?
Ou quando precisamos nos orientar para unir ideias relacionadas mas não conseguimos definir qual é sua relação – direta ou indireta, essencial ou não importante, principal ou secundária, etc.?
É muito comum, pelo menos comigo, ficar um pouco perdida quando começo algum novo projeto. Aparecem várias ideias e elas se perdem com a mesma rapidez com que vieram. (Easy come, easy go). E mesmo quando consigo me lembrar e recuperar alguns desses pensamentos, ainda ficam desconfigurados, disformes… Como se faltasse uma cola que os ligue.
Mas descobri um site, que pelo que pude perceber não é muito conhecido, ao menos por aqui. E ele realmente ajuda a organizar os pensamentos, ao colocá-los no papel. Ou melhor, na tela.
O nome é, como o post já disse estragando a surpresa, Exobrain. É free, facílimo de usar e tem uma interface muito agradável aos olhos (porque ninguém aguenta programas bons com cara de viral).
Basicamente, cria-se um tópico central, que é o título do seu mapa organizacional, e a partir dele outros tópicos e sub-tópicos e sub-sub-tópicos até estar satisfeito com a disposição dos temas. Fica apresentável, organizado e simples.
É isso! Bom proveito, pessoas criativas!
Bisous